Qual é a diferença entre transtornos e síndromes?

Blog

Blog Qual é a diferença entre transtornos e síndromes?

Comments (1) / 29 de maio de 2017 /

As palavras “síndrome” e “transtorno” são muito comuns no vocabulário médico quando se quer retratar alguma condição atípica no paciente. Porém, elas possuem significados diferentes e devem ser usadas para explicar distintos tipos de condições patológicas. Mas, afinal, qual a diferença entre transtornos e síndromes?

No post de hoje você poderá conhecer as principais características dessas duas palavras, que traduzem problemas identificados e reconhecidos pela CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) e DSM-4 (Manual Diagnóstico e Estatístico para Transtornos Mentais), assim como o que as diferenciam. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Síndromes

A síndrome é uma palavra derivada do grego, que significa “con+correr”, o que já sugere sua principal característica, que são várias doenças, sintomas e processos patológicos manifestados no paciente. Esses sintomas e manifestações são independentes de qualquer causa que pode as diferenciar.

Também pode ser chamada de síndrome toda aquela condição patológica que não possui ainda uma causa definida. Um exemplo é a Síndrome de Guillain Barré, que não tem apenas uma causa apontada, mas sim um conjunto de sintomas que a determinam.

Outra síndrome conhecida é a Síndrome de Down, que, apesar de ser ocasionada pela trissomia (aparecimento de três cromossomos ao invés de dois) do cromossomo 21, são inúmeras as causas que levam o indivíduo a essa condição.

Transtornos

O transtorno já é referente a alterações mentais, que afetam a saúde cognitiva, como já sugere sua origem, do latim: “trans+tornare”, ou seja, dar voltas através de algo. O termo é utilizado para determinar qualquer condição psicológica ou mental que cause sofrimento ou comprometimento das ações ou da personalidade.

Alguns tipos comuns de transtorno são mais decorrentes atualmente, apontados como condições mentais causadas por situações do dia a dia, por estresse ou pela pré-disposição do indivíduo a estar sensível em determinadas situações.

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de ordem neurobiológica reconhecido pela Organização Mundial da Saúde pela CID-10 que apresenta como principais característicasa dificuldade de concentração, esquecimento, agressividade, inquietação, entre outros.

Outro tipo de transtorno recorrente é a Dislexia, um problema crônico que envolve a dificuldade na aprendizagem e no reconhecimento dos signos verbais, sendo comum trocá-los ou não conseguir identificá-los. 

Dentre outros transtornos mais comuns, então o Transtorno de Personalidade, Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), entre outros. Observe que todas as condições citadas acima comprometem a ordem psicológica e mental do indivíduo, sendo essa sua principal diferença com a síndrome.

Tratamentos para transtornos e síndromes

Tanto as síndromes como os transtornos podem ser curados ou tratados, dependendo do grau de intensidade ou do tipo da condição do paciente. Uma síndrome como a de Down ou de Guillain Barré, citadas acima, são patologias causadas por um conjunto de doenças e sintomas, que, portanto, podem não apresentar a cura completa, mas com a ajuda de bons profissionais, é possível seguir a vida normalmente realizando o tratamento adequado.

Alguns transtornos também podem ser tratados com a ajuda de psicólogos, psiquiatras e tratamentos paralelos, como a prática de atividades físicas e de envolvimento social. Os médicos psiquiatras devem avaliar casa caso e ponderar sobre o auxílio de medicação, que pode ser essencial para a conquista da cura.

É muito importante saber diferenciar transtornos e síndromes, já que ambos possuem tratamentos distintos e a procura do profissional ideal pode trazer um tratamento mais eficaz. No caso das síndromes, é comum que o tratamento seja realizado por diversos profissionais em conjunto, já para os transtornos, a consulta a um médico psiquiatra e um psicólogo podem ser eficientes para um bom resultado.

Gostou do post de hoje? Se você ficou com alguma dúvida ou quer fazer algum comentário, não deixe de entrar em contato conosco através do espaço abaixo!

One Response to " Qual é a diferença entre transtornos e síndromes? "

  1. […] de crianças e adolescentes? O apoio psicológico e a busca de soluções para possíveis transtornos do aprendizado são a base para um desenvolvimento psicológico […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *