O que faz um psicólogo escolar e qual o seu papel na educação?

Blog

Blog O que faz um psicólogo escolar e qual o seu papel na educação?

Comments (1) / 8 de fevereiro de 2018 /

Você sabe o que faz um psicólogo escolar e por que ele é tão importante para a formação de crianças e adolescentes? O apoio psicológico e a busca de soluções para possíveis transtornos do aprendizado são a base para um desenvolvimento psicológico saudável.

Além das matérias escolares, o aluno precisa receber o apoio necessário no que diz respeito a situações em sala de aula e fora dela. Muitas vezes, a raiz de um aparente problema escolar está no ambiente familiar.

Para você entender melhor o papel desse profissional, respondemos abaixo às dúvidas mais comuns. Continue a leitura!

O que faz um psicólogo escolar?

Assim como há psicólogos operando em departamentos de RH, o psicólogo escolar se especializa para atuar dentro de uma escola, avaliando os alunos quanto à aprendizagem. Sempre que diagnosticado algum problema, cabe a ele encaminhar a criação ou adolescente ao atendimento.

É importante lembrar que esse tipo de diagnóstico é obtido a partir de um trabalho conjunto de pais, professores, pediatra e psicólogo. Portanto, é o psicólogo escolar que vai ter contato com os primeiros sintomas de que algo não vai bem com o aluno.

Além disso, é importante lembrar que, além dos alunos, também há os funcionários (como professores e inspetores) e é esse profissional que permeia as relações entre eles.

Embora ele não necessite de uma especialização para atuar, é importante inserir-se em programas de pós-graduação e cursos para capacitação na área.

O que o diferencia dos psicólogos que atuam no consultório?

Enquanto um psicólogo convencional atua em seu consultório, visando ajudar os pacientes a solucionar seus conflitos individualmente, o psicólogo escolar atua para cada aluno individualmente e, ao mesmo tempo, para o sistema como um todo.

Ele ajuda a implementar e avaliar programas educacionais e as bases de estudo desses profissionais mescla teorias psicológicas e educacionais. Eles também estudam a família, a sociedade e o desenvolvimento da criança em meio a esses fatores.

Por que ele é tão importante para a educação?

Sua atuação na escola busca promover um ambiente que proporciona as mesmas oportunidades a todos os alunos, independentemente da sua origem ou classe social. Como conhecem as leis e estatutos que protegem crianças, adolescentes e suas famílias, buscam garantir que essas leis realmente sejam aplicadas a todos.

Ele também auxilia na motivação e engajamento de alunos e professores e participa das intervenções em alunos que apresentam problemas de aprendizagem. Além disso, busca prevenir e minimizar eventos que prejudicam o ambiente escolar, como bullying, segregação ou qualquer tipo de preconceito.

A diversidade cultural passa a ser respeitada e valorizada a partir da sua atuação e fortalece as relações entre escola e família, afinal a aprendizagem só funciona bem quando essas duas instituições atuam em conjunto.

A infância e adolescência são períodos de muitas dúvidas e inseguranças. E o psicólogo escolar ajuda na solução desses conflitos. É por isso que toda escola deveria contar com um.

E a escola do seu filho, já conta com um psicólogo escolar? Se você gostou, não deixe de nos seguir nas redes sociais e leia mais conteúdos sobre as aplicações da psicologia na escola. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

One Response to " O que faz um psicólogo escolar e qual o seu papel na educação? "

  1. Me ha encantado vuestro post y me ha sabido a poco pero ya sabeis lo que dice el dicho “si lo bueno es breve es dos veces bueno”. Me gustara volver a leeros de nuevo.
    Saludos