Áreas de atuação dos psicólogos: conheça 4 ramos diferentes

Blog

Blog Áreas de atuação dos psicólogos: conheça 4 ramos diferentes

Comments (0) / 22 de dezembro de 2017 /

Você sabe quais são as principais áreas de atuação dos psicólogos? Hoje em dia, esses profissionais não atuam somente dentro de um consultório: eles estão presentes em escolas, empresas, centros sociais e muitos outros ambientes.

Mas quem são os psicólogos indicados para trabalhar em cada um desses locais? Assim como acontece em outras profissões, é natural que eles prefiram e, consequentemente, se especializem em uma determinada área.

Para você entender melhor, listamos abaixo as principais áreas de atuação da psicologia. Confira:

1. Saúde

Pacientes hospitalizados ou enfermos e seus familiares precisam de assistência psicológica. É por isso que o profissional é peça importante na equipe médica responsável pelo tratamento.

Enquanto os outros médicos tomam as medidas necessárias em relação à estrutura física do paciente, o psicólogo fornece suporte emocional para que ele supere as dificuldades impostas pela doença. Mais que isso: ele ajuda o enfermo a realmente acreditar na reabilitação e seguir todas as recomendações necessárias para alcançá-la.

2. Educação

Distúrbios de aprendizagem são muito comuns em escolas e creches. É aí que entra o psicólogo especializado na área da educação para ajudar aos alunos, pais e professores na superação dessa dificuldade.

Alguns estudantes podem apresentar sintomas de transtornos como hiperatividadedéficit de atenção e transtorno do espectro autista. O profissional ajuda a identificar, investigar as causas e auxiliar no tratamento desses problemas.

O psicólogo estuda e atua em questões pedagógicas e cognitivas. Ele promove a integração entre a escola, a família e a sociedade e analisa as relações entre esses elementos que compõem o processo de formação do indivíduo.

A realidade vivida no lar e na escola influencia diretamente nas reações apresentadas. É por isso que esses ambientes precisam ser analisados e ajustados, de modo a influenciar positivamente crianças e adolescentes.

3. Trabalho

Muitas empresas contam com psicólogos (contratados ou terceirizados) para ajudar em processos seletivos. Nesse caso, a atuação do profissional destina-se à contratação de perfis compatíveis com o ambiente.

Ele também auxilia no treinamento dos profissionais contratados, nas relações entre os colaboradores da empresa, orienta carreiras e colabora em programas de reestruturação do ambiente de trabalho.

Por falar nisso, as condições nas quais o trabalhador desempenha suas funções também são objeto do seu trabalho. Isso porque ele é peça importante quando o assunto é prevenir distúrbios e promover a saúde psicológica. Para isso, precisa estar a par de fatos isolados e comportamentos recorrentes que possam denotar algum problema.

4. Comunidades

O psicólogo ajuda a desenvolver pesquisas sobre a saúde mental da população. Seus campos de atuação são as comunidades, penitenciárias, centros de acolhida e quaisquer outros locais que desempenhem papel social.

Seu trabalho envolve experimentos sociais e proposição de políticas que possam fazer a diferença para essas pessoas. Estuda também fatores como grupos religiosos e orientação sexual, já que o seu foco é entender e atuar na relação do indivíduo com a sociedade.

Entendeu as principais áreas de atuação dos psicólogos e qual a importância desses profissionais para cada uma delas? E como citamos transtornos comuns no ambiente escolar, leia também este artigo sobre a atuação dos psicólogos em casos de déficit de atenção!

Comments are closed.