Quando é hora de procurar um psicoterapeuta?

Blog

Blog Quando é hora de procurar um psicoterapeuta?

Comments (1) / 4 de outubro de 2017 /

Angústia, tristeza e decepção são emoções comuns. Ao longo da vida, é normal nos depararmos com elas. Afinal, ninguém é feliz o tempo inteiro. Porém, se as emoções negativas tornaram-se constantes e o sofrimento tem sido extenuante, talvez seja a hora de buscar um psicoterapeuta.

Buscar a ajuda de um psicólogo ainda é um tabu para muita gente. Há uma preocupação com o que as pessoas vão achar a respeito disso e existem também receios em conversar com uma pessoa desconhecida sobre problemas íntimos.

Só que devemos ter em mente que um psicoterapeuta é um profissional treinado para nos auxiliar. Ele não está ali para julgar ou discriminar, e sim para escutar de forma atenta e empática.

A saúde mental é tão importante quanto a física. Não há nenhuma vergonha em reconhecer que precisamos de amparo. Na verdade, procurar assistência é um bom sinal, pois revela um desejo de transformação pessoal, algo essencial para que a terapia tenha melhores resultados.

Se você ainda está em dúvida sobre quando procurar um psicoterapeuta, destacamos alguns sinais para você ficar atento!

Falta de prazer e de perspectiva na vida

Desinteresse e ausência de prazer não necessariamente significam que precisamos de um psicoterapeuta. Contudo, se há um sofrimento constante e a pessoa não consegue enxergar soluções para os seus problemas, é bom poder contar com ajuda profissional.

A terapia é um espaço para refletirmos sobre nossos conflitos e acharmos formas de lidar melhor com os sentimentos negativos para evitar que eles atrapalhem nossas vidas nos âmbitos pessoal, profissional e familiar.

Quando a desmotivação e a falta de perspectiva não são trabalhadas, elas podem gerar problemas maiores e, em casos mais graves, levar a um quadro de depressão. Por isso, esses sintomas não devem ser ignorados.

Descontrole emocional

Quando há falecimento de um familiar, término de uma relação ou perda de um emprego, é comum ficarmos abalados emocionalmente. Contudo, se não há superação do trauma ou se os sentimentos ruins persistem durante um longo tempo, é bom buscar auxílio.

Explosões de raiva, choro constante e pensamentos negativos frequentes podem indicar um desequilíbrio emocional e, quando se tornam regulares, acabam interferindo na vida da pessoa.

Mudanças de comportamento ou humor devem ser observadas. Se não há um motivo ou um controle sobre elas, um psicoterapeuta pode ser necessário.

Autoconhecimento e crescimento pessoal

Um dos papéis da psicoterapia é fazer com que a pessoa se conheça mais e seja capaz de resolver seus conflitos internos. Por isso, ela pode ser útil, mesmo que não haja perda do prazer ou desequilíbrio emocional.

Se você tem algo que lhe impede de crescer, como um trauma não resolvido, ou está em busca de autoconhecimento, a terapia também é para você. O tratamento terapêutico promove mudanças e pode ajudar o indivíduo a lidar melhor com as situações que o incomodam.

Mesmo que não haja nenhum motivo aparente, se você acha que precisa de ajuda, procure um psicoterapeuta. Conversar com um profissional pode ser muito benéfico e libertador.

Não há idade para fazer terapia. Existem diversas abordagens terapêuticas e o tratamento pode ser realizado de maneira individual, familiar, em casal ou em grupo.

E agora, já sabe quando procurar um psicoterapeuta? Quer saber mais sobre psicoterapia? Siga a gente no Facebook, Youtube e Instagram e não perca nenhum artigo! 

One Response to " Quando é hora de procurar um psicoterapeuta? "

  1. […] normal que muitas pessoas recorram a um terapeuta para não permitir que suas angústias interfiram em decisões e projetos. Mas quando falamos em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *