Quais são os principais problemas e distúrbios de aprendizagem?

Blog

Blog Quais são os principais problemas e distúrbios de aprendizagem?

Comments (3) / 30 de janeiro de 2018 /

Uma criança (ou adolescente) com problemas de aprendizagem é sempre um sinal de alerta para pais e professores. Há alunos que simplesmente não conseguem fixar o conteúdo escolar, mesmo quando expostos a diferentes metodologias.

É claro que o apoio e o incentivo da família são fundamentais, mas há dificuldades que persistem ainda que não haja problemas aparentes em âmbito familiar ou escolar.

Nesses casos, normalmente as dificuldades estão ligadas a alterações em certas partes do cérebro da criança ou mesmo a problemas físicos localizados. Entretanto, não podemos classificar essas causas como estritamente fisiológicas, pois a dificuldade de aprendizado pode, também, ser associada a quadros de depressão, estresse ou ansiedade.

Se o seu filho frequentemente demora mais que os amigos de escola para aprender as lições e se ele não consegue se adaptar a nenhuma metodologia, pode ser que realmente isso se deva a algum problema de aprendizagem.

Pensando nisso, listamos, abaixo, os principais problemas e distúrbios de aprendizagem. Acompanhe!

Principais problemas de aprendizagem

Dislexia

Quando o aluno não consegue adquirir fluência na leitura, pode ser que se trate de dislexia. A criança troca letras, pula sílabas e tem uma velocidade de aprendizado inferior à de outras crianças da mesma idade.

Dislalia

Nesse caso, a criança não consegue pronunciar as palavras corretamente e há troca de fonemas e distorção de sílabas. Essa dificuldade pode vir de problemas fisiológicos, como flacidez da língua, alterações no palato e lábio leporino.

Disgrafia

Diretamente ligado à escrita, esse problema começa a ser percebido na hora de elaborar frases ou construir redações. Na maior parte dos casos, ele vem acompanhado da dislexia.

Discalculia

Nesse caso, a dificuldade se manifesta principalmente nas aulas de matemática, visto que está ligada exatamente à habilidade em questões relacionadas a cálculo em geral.

O aluno que apresenta esse problema, normalmente, tem dificuldades para entender sinais matemáticos e até mesmo de interpretar problemas. Sequências lógicas também não são facilmente entendidas.

Disortografia

Nesse caso, a criança não consegue entender regras gramaticais. Ela normalmente fica muito confusa e acaba trocando grafemas e sinais de pontuação.

Essa dificuldade pode surgir a partir da complicação de um quadro de dislexia e, geralmente, deixa a criança desmotivada, com a sensação de que “não consegue” absorver o conteúdo das aulas de gramática.

TDAH

A sigla se refere ao termo Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, que causa sérias dificuldades de aprendizado. Especificamente, trata-se de um problema relacionado ao desenvolvimento da parte neurológica da criança ou adolescente.

Embora sua sigla tenha sempre o “H”, o déficit de atenção pode, em alguns casos, se apresentar sem hiperatividade. Nesse a criança simplesmente encontra dificuldade de se concentrar nas aulas e frequentemente fica dispersa — o que faz com que ela não consiga entender a matéria.

Já a criança com hiperatividade é muito agitada. Além de não se concentrar nas aulas, ela também não consegue ficar sentada por muito tempo, levantando-se frequentemente em sala.

Diagnóstico e acompanhamento profissional

Independentemente de todas as informações citadas neste post, qualquer que seja a dificuldade do seu filho, é importante levá-lo ao psicólogo para o correto diagnóstico. Confiar apenas no senso comum (ou mesmo no seu bom senso) pode levar a grandes equívocos, que impedem a adoção do tratamento correto e, consequentemente, tendem a agravar o quadro.

Entendeu quais são os principais problemas de aprendizagem e quais as melhores formas de tratá-los? Caso tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo para que possamos esclarecê-la!

3 Responses to " Quais são os principais problemas e distúrbios de aprendizagem? "

  1. […] Ela visa mensurar os movimentos do homem em relação ao ambiente ao seu redor. Dessa forma déficits de aprendizagem e desenvolvimento podem ser detectados […]

  2. […] dificuldade em estabelecer ou manter relacionamentos interpessoais, diminuição do rendimento acadêmico e/ou profissional, estresse, ausência de autoestima, divórcio, luto, mudanças residenciais e […]

  3. […] as pesquisas sobre os mecanismos neuronais envolvidos nos distúrbios psiquiátricos, nos transtornos e distúrbios de aprendizagem, bem como nos transtornos […]