Entenda o que é psicomotricidade e como ela pode ajudar seu filho

Blog

Blog Entenda o que é psicomotricidade e como ela pode ajudar seu filho

Comments (0) / 8 de março de 2018 /

Você sabe o que é psicomotricidade e como ela interfere o desenvolvimento de uma criança? É muito comum que problemas motores sejam detectados no ambiente escolar.

Isso acontece porque, muitas vezes, os professores têm mais referências do que é considerado padrão para a idade do que os pais, afinal, convivem com muitas crianças diariamente, o que facilita a obtenção de parâmetros para comparar.

Um dos fatores observados dessa forma é a psicomotricidade.

Mas, afinal, o que é psicomotricidade?

A psicomotricidade é uma ciência que atua de forma preventiva. Ela visa mensurar os movimentos do homem em relação ao ambiente ao seu redor. Dessa forma déficits de aprendizagem e desenvolvimento podem ser detectados precocemente.

E isso envolve tanto o fator psicológico quanto o físico. Além disso, a psicomotricidade atua de forma ativa a partir da inserção de algumas atividades que auxiliam no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.

Para que ela serve?

A sensório-motricidade é a parte da criança responsável pela regulação do seu mundo interior com o meio em que vive. Por volta dos 6 ou 7 anos, por exemplo, corpo e mente atuam como se fossem “uma coisa só”.

Durante toda a infância, as habilidades de aprendizagem, motora e psicológica vão se desenvolvendo e a psicomotricidade potencializa esse desenvolvimento.

A partir dela, o equilíbrio, a orientação de espaço e tempo e a coordenação vão adquirindo as características necessárias para a vida adulta. E isso se dá de forma lúdica e educativa: o processo todo ocorre de modo gradativo e natural.

Qual a sua importância para o desenvolvimento da criança?

Muitas pessoas acreditam que o desenvolvimento é algo natural, que acontece automaticamente para todas as crianças. Entretanto, na prática, nem sempre é assim.

O desenvolvimento intelectual e até mesmo das funções motoras está diretamente atrelado aos meios nos quais a criança convive. É por isso que arriscamos dizer que pais, educadores, pediatras e psicólogos têm grande participação nesse processo.

É por isso que aplicar atividades que estimulem esse desenvolvimento certamente ajudará a criança a conquistar patamares a cada dia melhores. E é aí que está a importância da psicomotricidade.

E que atividades são essas?

A essa hora, pode ser que você esteja se perguntando que tipo de atividade é aplicada para favorecer o desenvolvimento da psicomotricidade. Para você entender melhor, listamos abaixo alguns exemplos:

  • jogar bola: muitas crianças são apaixonadas por esportes e mesmo aquelas que não são assim tão adeptas, dificilmente recusam o convite para disputar uma partida com os colegas. O jogo faz com que praticamente todos os músculos do corpo entrem em movimento, além disso, a coordenação entra em cena;
  • colorir: diante de um desenho sem cor e uma caixa de lápis coloridos, é natural que qualquer criança deixe a imaginação fluir. Consequentemente, o movimento das mãos é exercitado, permitindo o desenvolvimento da coordenação motora fina;
  • pular corda: braços, pernas e pés se unem nessa gostosa brincadeira infantil. Diferente da pintura ou de brincadeiras com massinha de modelar, essa atividade auxilia o desenvolvimento da coordenação motora grossa.

Após ler sobre o que é psicomotricidade e como ela pode ser inserida na rotina das crianças, muitos pais abrem um novo leque de ideias e condutas. E é dessa forma que o desenvolvimento de muitas crianças pode ser estimulado. 

E então? Esse post foi útil para você? Deixe um comentário abaixo com suas dúvidas.

Comments are closed.