Como lidar com o medo dos filhos?

Blog

Blog Como lidar com o medo dos filhos?

Comments (2) / 17 de julho de 2017 /

Quem tem filhos certamente já passou por isso: está chovendo lá fora e relâmpagos começam a riscar o céu. Em seguida, surge o forte barulho de um trovão. Você olha para o lado e vê seus filhos escondidos atrás do sofá, apavorados. 

Para um adulto, pode não ser nada demais, mas para as crianças o trovão representa algo desconhecido e, por isso, pode causar temor intenso. Saber lidar com essas situações com calma e compreensão é a chave para que a criança consiga superar seus medos e se tornar um adulto seguro e confiante.

Veja a seguir alguns passos para lidar com o medo dos filhos.

Reconheça que o medo é real

Mesmo que, inicialmente, o medo da criança pareça irracional ou desproporcional, é importante se colocar no lugar dos pequenos e entender o porquê de seus temores. Deixe claro para o seu filho que você entende o que ele sente e que é normal ter medo, mas que é possível lidar com ele.

Não subestime o medo

Evite reagir com desdém ou ironia. Dizer que a criança está grande demais para ter medo do bicho-papão, por exemplo, não resolve o problema e faz com que ela se sinta desamparada e envergonhada. É importante transmitir segurança e mostrar que você está ali para ajudar.

Não exacerbe o medo

Se minimizar os temores da criança é ruim, por outro lado, exagerar na reação também é prejudicial. Se seu filho tem medo de cachorros, por exemplo, afastar a criança toda vez que ela se depara com o animal vai reforçar a sensação de perigo e, possivelmente, gerar uma fobia a animais. Aos poucos, mostre a ela que é seguro estar perto de cães, mas nunca force o contato ou a convivência.

Converse com a criança

É normal que crianças pequenas tenham medo de dormir sozinhas. Para evitar o tão temido momento de ir para a cama, elas podem dizer que não estão com sono ou pedir para você contar só mais uma história antes de dormir. 

Se a criança não consegue articular o que sente, converse com ela e procure saber o que causa seu medo. Se o problema está no quarto, pergunte se ela gostaria de dormir com a luz acesa ou a porta aberta. 

Se ela disser que há um monstro escondido debaixo da cama, por exemplo, vá até o quarto e mostre que o monstro não está ali e que é seguro dormir. Mas não se esqueça: esteja sempre ao lado da criança — assim, ela se sentirá protegida e amparada.

Use brincadeiras para lidar com o medo dos filhos

Levar o medo dos filhos a sério não significa que você não possa lidar com a situação de maneira lúdica. Lance mão de brinquedos, teatrinhos e histórias para desmistificar o medo e ensinar aos seus filhos que é possível vencer os temores. 

Tenha cuidado, porém, para não criar situações que deixem a criança ainda mais assustada. Ao contar histórias, prefira aquelas em que os monstros são bonzinhos, e evite brincadeiras com fantasmas antes da hora de dormir, por exemplo.

Se, mesmo assim, a criança continuar sentindo medo e isso afetar outros aspectos de sua vida, incluindo seu desempenho escolar, é importante buscar a ajuda de profissionais. A terapia é uma importante aliada no enfrentamento de medos e fobias e auxilia a encontrar mecanismos para lidar com situações difíceis do dia a dia.

Gostou dessas dicas? Já passou por alguma dessas situações ao lidar com o medo dos filhos? Comente aqui neste post e compartilhe suas histórias. 

2 Responses to " Como lidar com o medo dos filhos? "

  1. […] capacidade cerebral e proporciona bem-estar, aumentando a autoestima e atenuando os sentimentos de medo e […]

  2. […] da fome, dos predadores, das tribos rivais etc. No entanto, há algumas diferenças entre o que é medo e o que é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *