Não é incomum que as pessoas se questionem como funciona uma consulta com psicólogo. No entanto, mesmo que haja um desejo de frequentar uma terapia, algumas deixam de buscar auxílio profissional, por receio ou desconhecimento.
Neste artigo, explicamos os aspectos envolvidos no atendimento psicológico para que você saiba o que esperar. Continue lendo para tirar suas dúvidas sobre o assunto!
Por que procurar um psicólogo?
Os motivos que levam alguém a buscar tratamento terapêutico são os mais diversos — de uma frustração com um problema específico até transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Entre as razões mais comuns, estão:
-
crises nos relacionamentos amorosos;
-
luto ou perda de uma pessoa querida;
-
descontentamento profissional;
-
queda do rendimento escolar ou no trabalho;
-
ansiedade, depressão ou alterações no humor;
-
dependência ou vício;
-
dificuldades na vida social.
Essas são algumas das causas que podem motivar um indivíduo a buscar atendimento psicológico, mas não são as únicas. Se você sente que não consegue mais lidar uma situação por si só ou percebeu que precisa de ajuda, está na hora de procurar um terapeuta.
Como a consulta com um psicólogo funciona?
Tempo de uma sessão
Uma consulta tem, em média, uma hora de duração e costuma acontecer a cada semana. No entanto, a frequência sofre variação de acordo com o quadro do paciente. Em casos mais graves, há necessidade de mais atendimentos por semana.
Outra dúvida comum é em relação à continuidade do tratamento. Muitos se questionam por quanto tempo será preciso continuar as sessões, mas não há um padrão. Para alguns, poucos meses são suficientes, outros precisam de auxílio durante anos. A extensão do atendimento deve ser definida em conjunto, entre a pessoa e o psicólogo. O tratamento é encerrado quando os dois acharem mais adequado.
Conversas iniciais
Para te ajudar, o psicólogo precisa entender alguns aspectos da sua vida, como o contexto familiar e a sua situação atual. Por isso, na primeira consulta, o profissional vai perguntar o seu nome, se é casado, se tem filhos e o você que faz nos seus dias, entre outras questões pessoais.
Depois dessa introdução, vem o momento de tentar entender o que te levou ao consultório. Por que você buscou um psicólogo? Há alguma situação específica a ser trabalhada? Um comportamento que você deseja mudar? Se acredita que precisa de ajuda, mas não sabe identificar o porquê, não tem problema. Fale para o psicólogo como você tem sentido, por exemplo, triste, frustrado, raivoso, confuso ou com medo — isso pode servir de base para iniciar um diálogo.
Não tenha receio de se abrir com um psicólogo. Ele está lá para te auxiliar e quanto mais informações você passar, mais fácil será identificar as causas do seu problema. No entanto, você não precisa falar sobre nada que não queira. Cada um tem o seu próprio tempo e o profissional estará disponível para te escutar quando você se sentir confortável.
Quais os benefícios do acompanhamento psicológico?
Um tratamento psicológico pode trazer diversos benefícios, como:
-
maior consciência de si;
-
melhora na tomada de decisões;
-
superação de medos e angústias;
-
autoconhecimento;
-
amadurecimento emocional.
Agora você já sabe como funciona uma consulta com psicólogo. Se acredita que precisa de auxílio terapêutico, não deixe de buscar um profissional. Para continuar acompanhando notícias sobre o mundo da psicologia, curta nossa página no Facebook!
Úteis informação. Feliz me encontrei o web site acidentalmente, e Eu sou
chocado por isto acidente não teve lugar antecipadamente!
Bookmarked-lo.