Você sabe o que é reabilitação neuropsicológica?

Blog

Blog Você sabe o que é reabilitação neuropsicológica?

Comments (0) / 3 de julho de 2017 /

O campo da reabilitação é amplo. Ele compreende as ações empreendidas com o objetivo de ajudar as pessoas com algum tipo de deficiência a recuperar a funcionalidade da função prejudicada.

Uma área desse campo cada vez mais pesquisada é a reabilitação neuropsicológica. Apesar de ser um objeto de estudo recente, muitos avanços científicos foram possíveis a partir descoberta da plasticidade cerebral.

A plasticidade cerebral se refere à capacidade de adaptação do cérebro. Ou seja, o Sistema Nervoso Central consegue se readaptar em resposta a estímulos externos. 

Essa característica é a base da ação da reabilitação neuropsicológica e é o que permite os inúmeros benefícios que ela pode trazer. A seguir vamos esclarecer esse método para você. Vamos lá?

O que é reabilitação neuropsicológica?

A reabilitação neuropsicológica surgiu durante a primeira guerra mundial com o objetivo de ajudar os soldados em suas recuperações de lesões cerebrais.

Ela consiste em um processo que procura reabilitar e capacitar sujeitos que possui algum tipo de defasagem em suas funções cognitivas, tais como: memória, percepção, atenção, linguagem etc.

Como funciona?

O objetivo da reabilitação é proporcionar uma melhor qualidade tanto para o paciente quanto para os seus familiares. 

Essa melhor qualidade de vida é possível com a otimização e o aproveitamento máximo das funções prejudicadas.

É realizada uma avaliação neuropsicológica para se detectar os déficits. Isso permite que o neuropsicólogo defina o projeto terapêutico e as técnicas que serão empregadas.

De modo geral essas técnicas atuam, a partir da plasticidade cerebral, para se conseguir compensar os déficits de acordo com a necessidade de cada paciente.

Existem diversas técnicas que são aplicadas no contexto do tratamento, vamos a algumas delas:

  • o ensino de estratégias que consigam compensar as perdas, por meio da aprendizagem de novas capacidades e da adaptação dos prejuízos que são permanentes;
  • mindfulness é uma técnica que treina a atenção do paciente. Ela é empregada na prática da meditação. Isso permite aumentar o foco do paciente e faz com que ele seja capaz de manter uma razoabilidade para as suas escolhas diante dos acontecimentos, sendo utilizada no processo de reabilitação, pois é capaz de alterar o cérebro de forma importante em sua estrutura e função.
  • Diante de prejuízos de memória são utilizadas atividades que estimulem as tarefas cognitivas que a utilizam. Muitas vezes, são utilizados apoios extras para essa função, tais como: uso de organizadores, listas, agendas etc.

Quais os benefícios?

Como dissemos no início os benefícios da reabilitação neuropsicológica são inúmeros. A repercussão dessas melhorias são sentidas tanto pelo paciente quanto pelos seus familiares.

Isso ocorre porque o tratamento tem como resultado um pleno equilíbrio biopsicossocial. Isso proporciona ao sujeito uma maior autonomia e leva as habilidades cognitivas e sociais em sua maior potência. 

Listamos alguns benefícios para você:

  • pacientes com alzhaimer passam a ter uma importante melhoria na qualidade de vida em tarefas cotidianas que envolvam a memória, cálculos, adequação comportamental etc.;
  • o aumento da sua capacidade de atenção e foco. O que repercute em sua vida profissional e estudantil;
  • melhor gerenciamento das suas emoções, uma vez que você tem a sua capacidade cognitiva levada ao seu melhor.

O campo de atuação da reabilitação neuropsicológica é extenso. Pode ser utilizado em lesões adquiridas por traumas físicos, por déficits cognitivos, por doenças congênitas etc. O importante é que o seu resultado tem se mostrado muito positivo no que se refere à recuperação dos pacientes e a melhoria da qualidade de vida.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe, aqui nos comentários, as suas dúvidas e opiniões sobre o método e seus benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *