O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) afeta, sobretudo, idosos que dão sinais de eficiências cognitivas se comparados com indivíduos saudáveis da mesma idade, mas que não apresentam sintomas para serem enquadrados no diagnóstico de demência. Essa doença é considerada por muitos especialistas um estágio intermediário entre as capacidades cognitivas normais e o estado de demência.
Considera-se que exista uma evolução gradual da deficiência cognitiva dividida em diversos estágios e, no meio dessa escala, está situado o CCL. Neste artigo tratamos de reunir as principais informações sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento dessa doença.
Sintomas do Comprometimento Cognitivo Leve
O Comprometimento Cognitivo consiste no comprometimento das chamadas funções executivas, que pode interferir, por exemplo, na habilidade de realizar tarefas do dia a dia ou manter a concentração em jogos de tabuleiro.
A diferença entre o CCL e a perda de memória do envelhecimento comum é que nesta última as consequências não são tão severas a ponto de atrapalhar a autonomia do paciente.
No caso de CCL, a deficiência cognitiva e gradualmente comprometida e caracteriza-se, principalmente, pela pelo agravamento da perda de memória. De acordo com CLEMENTE e RIBEIRO (2008), em alguns casos o comprometimento das funções cognitivas pode ser controlado, em outros, a doença evoluirá para o quadro de demência.
Diagnóstico do CCL
Desde a década de 1960, diversos termos têm sido utilizados para referir-se ao Comprometimento Cognitivo Leve, mas todos os termos utilizados se referem a um estágio de comprometimento das funções cognitivas que tende a agravar-se constantemente sem tratamento. O CCL pode estar relacionado ao mal de Alzheimer, doenças vasculares, depressão etc.
Atualmente o CCL é subdividido em dois tipos: o mais conhecido é o tipo amnésico, caracterizado por exercer domínio único sobre a memória do paciente, sem afetar outros aspectos como a afla e a coordenação motora. O segundo tipo, não amnésico é menos conhecido e atua sobre todos os aspectos cognitivos do paciente. O diagnóstico deste último é mais difícil.
Através de uma conversa com o paciente, o médico, geralmente é capaz de identificar alguma deficiência cognitiva preocupante. As informações fornecidas pelo paciente devem ser confirmadas por um cuidador, amigo ou familiar que tenha uma convivência próxima com o paciente.
Tratamentos
O diagnóstico errado pode levar a um tratamento também equivocado e, portanto, ineficaz. Por essa razão, é necessário estar atento aos sinais de comprometimento cognitivo e procurar a opinião de mais de um profissional, se necessário.
Quanto aos medicamentos utilizados no tratamento da doença, não existem evidências suficientes de seus efeitos sobre a evolução do CCL para demência. O tratamento mais indicado ainda é a prevenção da doença mediante hábitos de vida saudáveis.
O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é uma doença que atinge pessoas da terceira idade e caracteriza-se pela perda de memória gradual, assim como o comprometimento de outras funções como a fala e coordenação motora do paciente.
O diagnóstico e o tratamento corretos são imprescindíveis para a reversão e estagnação da doença. Em alguns casos, entretanto, o CCL inevitavelmente evoluirá para o estado de demência. Nosso artigo sobre Comprometimento Cognitivo Leve foi útil para você? Deixe um comentário neste post.