Saiba agora a quem um psicólogo não pode atender e entenda o porquê

Blog

Blog Saiba agora a quem um psicólogo não pode atender e entenda o porquê

Comments (5) / 30 de janeiro de 2018 /

Você sabe a quem um psicólogo não pode atender? Quem pensa que esse profissional deve estar disponível a todos precisa saber que existe um Código de Ética que rege a profissão e que, embora não proíba expressamente o atendimento a conhecidos, contém um artigo que veda a construção de relações com o paciente que interfiram negativamente no tratamento.

Na hora de admitir um novo paciente, existem alguns fatores que o psicólogo levará em conta e, assim, garantirá o sucesso no tratamento. Se você ainda está se perguntando o que leva um psicólogo a recusar-se a admitir um novo paciente, listamos abaixo alguns desses fatores:

Neutralidade

Para um psicólogo, os fatos ocorridos não são o foco principal da sessão. O fator mais importante é como o paciente se sente a respeito do que ocorreu, suas emoções diante da situação.

Sendo assim, se ele mantém relações pessoais com o paciente, certamente conhece os fatos e tem o seu próprio ponto de vista a respeito. Isso pode interferir na hora de ouvir o paciente falar sobre suas interpretações. O mesmo vale para um profissional que atende a pessoas da mesma família, como marido e mulher.

É por isso que um psicólogo não deve atender a pessoas do seu convívio social: a sua neutralidade diante do que é narrado pode ser comprometida pelo conhecimento prévio dos acontecimentos.

Influência das relações pessoais

Vamos imaginar que um psicólogo vai atender a um amigo que enfrenta problemas conjugais. Se ele já tiver presenciado alguma briga do casal na qual acredita que a esposa do amigo o ofendeu, ele tende a “tomar-lhe as dores”.

O mesmo vale quando o atendimento é prestado a um familiar. Pode ser que a terapia não funcione como deveria nesses casos porque, no lugar de levar o paciente a refletir sobre seus pensamentos e anseios, ele pode acabar “colocando mais lenha na fogueira” ao concordar que a queixa do paciente realmente tem fundamento.

Confiança

Muitas vezes, um paciente que convive com o psicólogo fora do consultório não se sente seguro para dizer a ele tudo o que realmente sente. Ainda que assuntos tratados no consultório sejam protegidos pelo Código de Ética da profissão, que diz que eles devem ser mantidos em sigilo, a confiança pode não ser total.

Em alguns casos, o paciente acredita que o sigilo será mantido, mas sente vergonha, acreditando que o seu amigo psicólogo se lembrará da situação a cada vez que o ver.

Isso pode fazer com que ele oculte fatos importantes que, se ditos na sessão, ajudariam na eficiência do tratamento.

Desentendimentos

Um psicólogo nem sempre diz o que o paciente espera ouvir. Muitas vezes, ele vai “puxar a orelha”, dizer que o paciente não agiu da melhor forma ou sugerir que ele reveja alguns conceitos.

Se ele for conhecido, o paciente pode interpretar essas orientações de forma errada e acabar mudando a maneira como se relaciona com o profissional também em âmbito pessoal.

Se ele não for conhecido, essas orientações serão levadas apenas pelo lado profissional mesmo, não criando mágoas ou desentendimentos.

Entendeu quem um psicólogo não pode atender e por quê? Leia também este artigo que fala sobre a sessão de psicoterapia.

5 Responses to " Saiba agora a quem um psicólogo não pode atender e entenda o porquê "

  1. […] de uma pessoa, como inteligência, depressão, personalidade, atenção etc. Além dos testes, o psicólogo também pode optar por entrevistas ou […]

  2. Isalda disse:

    Uau, isto postar é boa, meu irmã mais nova está analisando estas
    coisas, , portanto, vou transmitir ela.

  3. Doralice Oliveira sampaio disse:

    Gostei muito do texto. Eu gostaria de tirar uma dúvida. Estou sendo ameaçada há três anos por uma pessoa. Agora ela resolveu me difamar na Empresa onde trabalho, que é de psicologia, pois sou psicóloga.Eu movi um processo contra essa pessoa. Agora descobri que a filha dela está sendo atendia no meu local de trabalho e com a minha sobrinha. O que minha sobrinha pode fazer?

  4. ZENAIDE NOGUEIRA disse:

    E uma crianças de um amigo que faz tempo q não tem convívio pode ser atendido

  5. […] de uma pessoa, como inteligência, depressão, personalidade, atenção etc. Além dos testes, o psicólogo também pode optar por entrevistas ou […]