Os transtornos mentais têm uma considerável incidência na população mundial, mas, mesmo assim, não é sempre que conseguimos identificá-los com facilidade. Afinal, são várias as características que, em conjunto, podem determinar um transtorno, sendo necessário o olhar apurado de um profissional da área para determinar o problema.
No entanto, as primeiras análises podem ser feitas por qualquer um, já que, geralmente, é a família ou as pessoas do próprio convívio social que percebem algo de diferente no comportamento de um indivíduo debilitado.
Portanto, é extremamente importante que se tenha conhecimento dos principais transtornos mentais que afetam as pessoas nos dias de hoje, como os que falaremos a seguir. Confira!
Transtorno de ansiedade
Algo muito normal nos dias de hoje, com tantas tarefas e responsabilidades, é desenvolvermos aquilo que chamamos de estresse. Ficarmos nervosos e ansiosos perante as mais diversas situações e incertezas da vida, o que é, de fato, algo natural.
No entanto, quando esse quadro se agrava por muito tempo e a tal nível que passa a interferir profundamente na vida de uma pessoa, pode ser indício de que a ansiedade transformou-se em um transtorno. Uma pessoa com transtorno de ansiedade é extremamente insegura, sente-se desesperada e aflita nas situações mais comuns do cotidiano e passa a enfrentar problemas de relacionamento e na família – com o passar do tempo.
Transtorno da bipolaridade
O transtorno de bipolaridade consiste na mudança súbita no humor do indivíduo, apresentando, consequentemente, mudanças exageradas de comportamento.
Ora a pessoa fica triste, ora fica feliz. Ora fica desanimada, ora fica enérgica. Os ciclos de transtorno podem durar dias, semanas ou meses, dependendo do estado emocional presente, exigindo muita paciência por parte dos familiares ou pelos amigos do convívio social.
Depressão
A depressão é o transtorno mental mais comum enfrentado atualmente. Estima-se que um adulto passe por um momento de depressão pelo menos uma vez em sua vida.
Ela costuma estar associada aos transtornos de ansiedade e é caracterizada por provocar um sentimento profundo de tristeza e desamparo, combinado à uma sensação de impotência e incapacidade perante a situação.
Transtorno desafiador opositor
O transtorno desafiador opositor costuma aparecer nas primeiras etapas da vida de um indivíduo, mais especificamente na infância. A criança que possui esse transtorno não respeita nem obedece às figuras de autoridade, como pais ou professores, criando um sentimento de vingança e ódio perante essas pessoas.
Vícios e dependências
Poucas pessoas sabem, mas os vícios e dependências também são caracterizados como transtornos mentais. Ter um hobby ou gostar muito de realizar determinada atividade, é absolutamente normal e faz parte da natureza humana.
No entanto, quando essas atitudes passam a dominar o indivíduo de forma que ele não consiga mais ter noção de limites, provavelmente ele está dependente e viciado. Os vícios podem estar associados com químicos (como o uso de drogas) ou até psicológicos.
Síndrome de Bornout
“Bornout” vem do inglês e é uma junção de “burn” (queimar) e “out” (fora). Em outras palavras, trata-se de uma extravagância em situações desesperadoras e sufocantes, principalmente quando relacionadas às condições do ambiente de trabalho.
Nela, o indivíduo sente-se pressionado ao limite no ambiente em que exerce sua profissão, seja por auto cobrança, por desgaste intenso ou por exigências. Profissionais como advogados, professores e atuantes na área da saúde são mais propícios a desenvolver o transtorno.
Tratamentos para os transtornos mentais
Identificar os transtornos mentais é o primeiro passo em busca de uma possível solução do problema, porém, nem tudo está nas mãos da família e dos amigos.
A melhor forma de escolher um tratamento eficaz, em qualquer caso, é a consulta a um profissional da área, como um psicólogo ou um psiquiatra. Somente ele poderá diagnosticar corretamente o problema e, a partir de suas análises, verificar qual o melhor caminho a ser tomado.
Os transtornos mentais são muito comuns e não é de hoje que eles estão presentes na população. É importante verificarmos os sintomas e características o mais cedo possível, de forma que o profissional da área, ao combinar neurociência e neuropsicologia, possa resolver o problema com rapidez e eficácia.
Mas e você, leitor? Já conhecia os transtornos mentais mais comuns? Então deixe sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para nós!
[…] terapêutico são os mais diversos — de uma frustração com um problema específico até transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Entre as razões mais comuns, […]
[…] post, destacamos alguns os transtornos mentais mais comuns e os seus tratamentos possíveis. […]
[…] alguns fatores psicológicos tornam possível que certos indivíduos sejam mais vulneráveis aos transtornos mentais. Determinadas causas biológicas, como a predisposição genética, também podem contribuir para […]