O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)?

Blog

Blog O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)?

Comments (1) / 22 de março de 2017 /

A ansiedade é uma resposta normal frente a situações de expectativa, podendo, inclusive, servir de auxílio para enfrentar os desafios que surgem no dia a dia de crianças e adultos. Porém, quando este estado ansioso se torna mais intenso e constante, influenciando de forma negativa as relações pessoais e profissionais do indivíduo, a simples ansiedade pode ter evoluído para algum Transtorno de Ansiedade. Dentre os transtornos mais comuns estão o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a Síndrome do Pânico, o Transtorno Bipolar, as Fobias, entre outros.

Conhecer alguns dos sintomas destes transtornos permite identificar, com maior clareza, quando um problema se torna um transtorno, e qual é o melhor momento de buscar o atendimento psicológico ou psiquiátrico. Entendendo como essas dificuldades emocionais e afetivas são geradas e nutridas é possível, através de uma avaliação multidisciplinar, atender cada caso na sua particularidade. 

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Alguns fatores como a personalidade, a genética e o abuso de álcool ou drogas podem favorecer o aparecimento do TAG, mas nem todas as pessoas expostas a esses fatores vão, necessariamente, apresentar o transtorno, já que ele está diretamente ligado a forma como a pessoa lida com as situações do cotidiano.

Os principais sintomas do TAG são preocupações, tensões e medos, intensos, desproporcionais e constantes, geralmente relacionados a coisas banais e rotineiras. Mesmo a pessoa tendo consciência do exagero de sua reação, ela não consegue controlá-la gerando além do sofrimento psíquico, sintomas físicos como mãos frias, suor excessivo, boca seca, tensão muscular e problemas digestivos. O TAG ainda pode levar a quadros de inquietação, falta de concentração, irritação constante, insônia e falta de disposição, entre outros.

A Síndrome do Pânico

Diferentemente do TAG que é uma ansiedade generalizada e constante, uma pessoa com síndrome do pânico enfrenta crises agudas de ansiedade, medo e descontrole. Essas crises ainda são acompanhadas de taquicardia, falta de ar, dor no peito, formigamento, tremores, náuseas, calafrios, sudorese, vertigens, entre outros, o que torna ainda mais real a sensação que a pessoa está morrendo ou perdendo o controle de si mesma.

As Fobias

As fobias são caracterizadas por situações de ansiedade e medo pontuais, que levam a um comportamento instintivo de fuga do objeto ou situação que causou a fobia. Os tipos mais comuns são a fobia social, fobia com animais, com altura, com lugares fechados ou pequenos. Aqui, novamente, a pessoa pode ter consciência de que seus receios são excessivos, mas não consegue controlá-los e esse mecanismo de proteção da fuga acaba interferindo significativamente na sua rotina. Em casos extremos, a fobia pode, inclusive, desencadear uma crise de pânico.

O Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é caracterizado pela oscilação de períodos de intensa euforia e períodos de depressão. Os sintomas, durante a fase maníaca (eufórica), são o comportamento hiperativo, a falta de concentração, o consumismo exacerbado e a autoestima elevada. Já na fase depressiva o indivíduo vive uma profunda tristeza, desânimo e sem interesse nas atividades que gostava de realizar. O risco de suicídio, nessa fase, não pode ser descartado.

Dada a diversidade e a semelhança dos sintomas, é fundamental perceber que a complexidade dos transtornos mentais, prescinde de um acompanhamento especializado para minimizar os prejuízos sociais e afetivos do indivíduo. Somente através de um diagnóstico diferencial – feito por meio de testes e avaliações neuropsicológicas – é possível diagnosticar com precisão o transtorno específico ou as comorbidades – quando há coexistência de mais de um transtorno – e definir qual a melhor abordagem para o tratamento. Lembre-se que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais rápido será o processo de autoconhecimento e amadurecimento que levará a uma vida mais equilibrada.

E você, conhece alguém que sofra de transtorno de ansiedade generalizada, ou de algum outro transtorno? Nos comentários conte para nós a sua experiência!

One Response to " O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)? "

  1. Marli Mendes disse:

    Excelente conteúdo e muito bem explicado. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *