O que é mindfulness e quais seus benefícios na psicoterapia?

Blog

Blog O que é mindfulness e quais seus benefícios na psicoterapia?

Comments (2) / 22 de março de 2017 /

A meditação, apesar de ter raízes em grandes tradições religiosas como hinduísmo e o budismo, tem se tornado cada vez mais uma experiência independente de crenças.

Com o objetivo de promover uma transformação pessoal, a prática da meditação teve grande influência no mindfulness, uma técnica que proporciona uma série de benefícios que envolvem a melhora da qualidade de vida, das relações interpessoais e de transtornos como depressão, ansiedade e o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Saiba o que é mindfulness e quais são seus benefícios na psicoterapia:

O que é mindfulness?

Mindfulness é um treino de atenção plena, que permite que você esteja em estado de atenção natural, focado, presente e ciente, com o objetivo de manter o discernimento diante dos fatos, não importa quais sejam.

Esse termo é derivado de um elemento essencial da prática budista. Cada vez mais presente no mundo ocidental, a prática do mindfulness atua na melhoria de condições físicas e mentais, como a depressão, a ansiedade e até na dificuldade de aprendizagem.

Essa prática se tornou popular no mundo inteiro por ser um método de excelência que nos ensina a lidar com as emoções, especialmente após a neurociência comprovar que é uma técnica capaz de causar alterações estruturais e funcionais no cérebro.

O mindfulness esvazia a mente?

Não, isso se trata de crença popular. O mindfulness permite que você consiga dedicar todo o seu foco e atenção ao presente, sem julgamentos ou juízo de valores, desapegando dos detalhes do passado – que poderiam agravar um quadro de depressão – ou de ficar se imaginando no futuro – o que poderia levar à ansiedade.

Além disso, o mindfulness é uma importante ferramenta que auxilia no processo psicoterápico, pois atua na regulação das emoções e na aquisição de habilidades inter-relacionais e sociais.

Quais são seus benefícios na psicoterapia?

Sendo um treino de atenção plena, o mindfulness baseia-se na conexão mente-corpo, ajudando quem o pratica a observar os padrões de seus pensamentos e emoções, assim como as experiências, independentemente de terem sido boas, negativas ou neutras.

A partir do momento em que você consegue observar esses padrões, a forma como você faz a gestão deles ou reage passa a ser diferente, e você ganha uma ferramenta que o mantém física e emocionalmente saudável.

Por terem em comum a validade científica, o mindfulness e a psicoterapia se uniram na construção de uma ferramenta que promove a redução de transtornos psicológicos. Ambas as práticas partem do princípio de que a interpretação que cada um faz das situações vivenciadas é um ponto que irá influenciar na maneira como agiremos a respeito de algum assunto ou situação no futuro.

Dessa forma, o mindfulness na psicoterapia busca trazer à consciência a noção de que tanto os sentimentos quanto os pensamentos podem surgir e desaparecer naturalmente, sem a necessidade de artifícios. Isso ocorre também sem desencadear ainda mais pensamentos ou sentimentos promovidos por apego, perda ou aversão ao que ocorreu.

A ciência confirma os benefícios do mindfulness

Cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard realizaram um estudo com a prática do mindfulness que apresentou a melhora da memória de idosos saudáveis que adotavam o treino de atenção plena.

Outro grupo de cientistas, dessa vez da Universidade de Wisconsin, notou um aumento na quantidade de anticorpos em pessoas que praticavam mindfulness. Já o Hospital de Massachussetts, com o uso de imagens de ressonância magnética, observou que a técnica do mindfulness aumenta as espessuras do córtex pré-frontal e da ínsula direita, áreas ligadas à maneira como planejamos os comportamentos cognitivos complexos e às sensações corporais e emoções, respectivamente.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e outros temas relacionados, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail as atualizações de nosso blog.

2 Responses to " O que é mindfulness e quais seus benefícios na psicoterapia? "

  1. Monique da Costa Augusto disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber se a prática do Mindfulness é regulamentda.

  2. Abreu Miguel disse:

    Sou angolano e acho ser um esclarecimento interessante. Preciso saber mais sobre a técnica por formas a fazer com que algum cidadão da minha comunidade façam o treinamento, saiam dos excessivos deslocamentos e vivam uma vida plena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *