Lista: 5 exercícios para melhorar sua memória

Blog

Blog Lista: 5 exercícios para melhorar sua memória

Comments (0) / 24 de outubro de 2017 /

É a capacidade de guardar o que vemos, escutamos ou sentimos que permite a continuidade do aprendizado. Isso faz com que melhorar a memória seja importante para pessoas de qualquer idade — de crianças a idosos.

Do ponto de vista da neurociência, a memória pode ter ainda diferentes classificações. Neurocientistas ainda não conseguiram descobrir todos os aspectos da formação da memória, mas já se sabe que o hipocampo é fundamental na formação de novas memórias. Outras regiões do cérebro também podem ser ativadas quando nos lembramos de algo, como a parte frontal do cérebro.

Envelhecimento, problemas de saúde e até mesmo a alimentação podem diminuir a nossa habilidade de armazenar informações no cérebro. Já um estilo de vida saudável tem sido associado à redução do risco de dano neurológico, e exercícios regulares para o cérebro, a uma melhora da memória e da capacidade cognitiva.

Dicas de exercícios para melhorar sua memória

1. Treine com jogos de memorização

Você se lembra do jogo da memória? Sim, aquele infantil em você precisa encontrar duas cartas iguais! Mesmo com esse joguinho mais simples já dá para exercitar sua capacidade de memorização. Aproveite para brincar com seu filho, ou então busque algum outro jogo que você ache divertido. O importante é estimular sua habilidade de lembrar. Se preferir, existem até aplicativos com jogos voltados especialmente para a memória.

Com a prática, você consegue processar informações de maneira mais rápida e fica mais fácil quando é necessário gravar algum dado.

2. Aprenda a tocar um instrumento

A estimulação do cérebro com novas tarefas ajuda o órgão a continuar se desenvolvendo e crescendo. Por isso, tente se desafiar. Toque um instrumento, junte-se a um coral ou estude música.

Além de ser uma atividade divertida para quem gosta de música, praticar um instrumento envolve diversas partes do cérebro, já que mexe não só com a memória, mas também com as habilidades motoras e com o lado artístico. Aprender algo novo e complexo é bom para frear o envelhecimento e o atrofiamento da mente.

3. Monte quebra-cabeças

Quebra-cabeças não são bons apenas para crianças. Além de incentivar a memorização, o jogo também treina nossa capacidade de resolver problemas. Que tal pegar aquele antigo quebra-cabeças e montá-lo?

4. Brinque com jogos dos sete erros

Jogos dos sete erros são bons para testar nossa atenção aos detalhes, assim como a memória porque, muitas vezes os erros são pequenos e difíceis de identificar. Comece com os menos complicados e vá aumentando o nível de dificuldade a medida que você for melhorando no tempo de resolução dos erros.

5. Faça operações matemáticas

Esqueça a calculadora! Torne a resolução de uma conta mais desafiadora ao realizar os cálculos mentalmente. No começo pode ser difícil, mas a intenção é não precisar usar nem mesmo papel e lápis.

Outras atividades que exercitem o cérebro também podem ser utilizadas para melhorar a memória, como ampliar o seu vocabulário com o aprendizado de uma nova palavra a cada dia ou adquirir uma nova habilidade — pode ser aprender a cozinhar, estudar uma nova língua, descobrir como fazer algo artesanal ou qualquer outra coisa do seu interesse, desde que saia da sua zona de conforto.

O cérebro tem uma potência incrível de adaptação e mudança. Com o estímulo certo, mesmo pessoas com idade mais avançada conseguem formar novas conexões neurais.

Porém, a alimentação e a saúde afetam em nossa capacidade cognitiva. Por isso, não se esqueça de ter uma alimentação equilibrada, ir ao médico regularmente, praticar exercício físico e manter o sono em dia. Evitar o estresse e ter momentos de distração também ajuda a ter mais saúde mental.

Gostou deste artigo sobre como melhorar a memória? Então, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *