Hoje em dia, o atendimento psicológico vem se tornando cada vez mais procurado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças pequenas. Muitos pais, em algum momento, deparam-se com uma famosa questão: será que devo levar meu filho ao psicólogo?
Em primeiro lugar, é preciso reforçar que várias crianças precisam ir ao psicólogo, e isso não significa que os pais falharam. O estilo de vida que levamos hoje em dia pode gerar sentimentos de ansiedade e preocupação excessiva até nas crianças, por isso é sempre importante investir na saúde mental, para evitar possíveis transtornos mentais.
No post de hoje, falaremos sobre alguns sinais que indicam que é necessário levar a criança no psicólogo. Acompanhe!
1. Mudança repentina de comportamento
A melhor forma de saber se é preciso levar seu filho ao psicólogo é estar atento ao comportamento dele no dia a dia. Mudanças bruscas de comportamento podem indicar algum problema. Mas, antes de buscar um profissional, é importante saber se:
- houve algum acontecimento que incentivou a mudança;
- as mudanças trazem prejuízo à criança;
- a escola ou os pais já tentaram ajudar a criança.
2. Dificuldade de aprendizado
As crianças aprendem em ritmos diferentes que devem ser respeitados pelos pais e pela escola. Mesmo assim, é preciso observar se a criança apresenta muito mais dificuldade do que outras crianças da mesma idade, ou se ela passa a apresentar dificuldades em tarefas que antes tinha facilidade.
Lembre-se que nenhum diagnóstico deve ser feito antes da criança ser consultada por um profissional.
3. Tristeza ou choro sem motivo aparente
As crianças geralmente costumam ser cheias de vivacidade e gostam de brincar, mesmo sendo mais ou menos tímidas. Agora, se a criança passar a chorar “sem motivo”, ficar mais quieta e parecer triste a maior parte do tempo é um sinal de que algo não vai bem.
Em um primeiro momento, chame a criança para conversar e pergunte se há algo de errado.
4. Compulsão por comida
Assim como acontece com adultos, a relação com a comida muda de acordo com o emocional da criança. A criança que se sente ansiosa ou com alguma outra questão emocional mal resolvida, pode começar a comer compulsivamente, ou até parar de comer. Por isso, é sempre bom estar atento à alimentação do seu filho.
5. Doenças muito frequentes
Ficar doente muitas vezes é uma forma de expressão do corpo para mostrar que algo não vai bem. Esse sintoma corporal deve ser melhor avaliado pelos pais, principalmente se não houver uma explicação médica que justifique um aumento na frequência das doenças.
6. Intolerância e agressividade
Algumas crianças desenvolvem um comportamento típico que envolve birras, respostas agressivas e desrespeitosas e intolerância a aceitar um “não”. Isso não necessariamente está ligado a um distúrbio psicológico, mas pode ser melhor analisado por um profissional, que auxiliará os pais a resolverem melhor a situação.
7. Dificuldade de interação social
A dificuldade de interação social é uma das grandes preocupações dos pais, e costuma ser um dos principais motivos que os levam a procurar um psicólogo para o filho. Independentemente da timidez da criança, a sua dificuldade deve ser trabalhada para evitar problemas no desenvolvimento da comunicação verbal e de sua criatividade.
A decisão dos pais de levar a criança no psicólogo pode trazer diversos benefícios para a própria criança e para a família. É importante ressaltar que a personalidade da criança deve ser respeitada pelos pais e pelo profissional.
E você, sabe algum outro sinal de que é necessário procurar um psicólogo para a criança? Então deixe um comentário no post e compartilhe com a gente!
[…] deve ser uma preocupação constante para os pais. Muitos ficam em dúvida sobre quando levar uma criança ao psicólogo e acabam não o […]